RSV4 RF

RSV4 RF
  • Cinza
RSV4 RF

A Aprilia RSV4 evolui radicalmente para continuar a ser a melhor superbike, fruto da experiência em competição. Agora, melhor que nunca, graças às novas suspensões Ohlins, ao novo sistema de travagem e ao novo APRC, que agora inclui Cornering ABS e Downshifter. O motor Euro 4, com 201 CV, combina com a ciclística sete vezes campeã mundial de SBK.

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  • RSV4 RF
    A mais veloz

    Unanimemente aclamada pelos especialistas e desejada por todos os motociclistas, a RSV4 foi sempre a referência das superdesportivas. É o melhor exemplo do que pode ser realizado pela experiência do Departamento de Competição da Aprilia, que, ao longo da sua história, alcançou 54 títulos mundiais. O principal objetivo do desenvolvimento da nova Aprilia RSV4 foi apenas um: ser a superbike mais veloz do segmento. Para o alcançar, a Aprilia levou a cabo diversas melhorias, nomeadamente em relação à eletrónica, suspensões e travões. E graças ao trabalho levado a cabo no propulsor, a RSV4 cumpre a norma Euro 4.

    RSV4 RF 2017
  • 65 V4
    Leveza excecional

    As principais caraterísticas desta jóia da tecnologia italiana, que permitiram criar a melhor superbike de sempre, permanecem inalteradas. Trata-se do primeiro 4 cilindros em V longitudinal de altas prestações do mundo, o motor mais revolucionário e potente alguma vez contruido pela Aprilia.
    As intervenções levadas a cabo nesta evolução do V4 não se limitaram à homologação Euro 4, mas também a incrementar a fiabilidade e as prestações (201 CV às 13.000 rpm e 115 Nm às 10.500 rpm), sem perder o inimitável som que emana desta moto.

    O propulsor tem agora um novo sistema de escape, com o silenciador a incorporar uma dupla sonda Lambda e válvula integrada, enquanto que a nova centralina tem uma superior capacidade de cálculo, capaz de gerir o regime máximo do motor, agora com mais 300 rpm. Nesta versão, o propulsor é cerca de 500 gr mais leve.
    No intuito de incrementar as prestações e a fiabilidade, foram introduzidos pistons mais ligeiros e novos segmentos, bem como diversas alterações relativas às bielas, válvulas e sensores.

    RSV4 RF 2017
  • Comportmento de Superbike

    A Aprilia é reconhecida como um dos melhores fabricantes de ciclística do mundo e a RSV4 representa a síntese das competências técnicas adquiridas pela Aprilia nas competições mundiais ao mais alto nível. Uma particularidade atualmente exclusiva da RSV4 (e desde sempre caraterística das gerações anteriores da RSV4), é a excecional possibilidade de regulação que a ciclística de série consegue oferecer. Com efeito, a nova Aprilia é a única Superbike que permite regular a posição do motor no quadro, o ângulo do canhão da direção, a regulação da articulação do braço oscilante e a altura do trem traseiro, para além de, naturalmente, as suspensões, na totalidade dos seus elementos. Tal como uma verdadeira moto de competição.

    A versão RF da RSV4 ganha suspensões mais sofisticadas e 800 gr mais leves: a frontal é uma Ohlins NIX de última geração, bem como o amortecedor TTX. Também está presente o amortecedor de direção, da Ohlins, regulável. Na nova RSV4, a Aprilia introduz uma novidade importante no sistema de travagem Brembo: os discos dianteiros têm agora 330 mm de diâmetro e 5mm de espessura, com pinças M50.

    RSV4 RF 2017
  • APRC Evoluído

    A Aprilia RSV4 torna perfeito o que era já excelente nas versões anteriores, graças a uma considerável melhoria do seu já excecional pacote de controlos dinâmicos concebido e patenteado pela Aprilia. O APRC (Aprilia Performance Ride Control) é o conhecido pacote de sistemas de controlo que deriva diretamente da tecnologia vencedora das Superbikes, o mais completo entre os disponíveis no mercado atualmente.
    A quarta geração do APRC integra-se na perfeição com a nova gestão eletrónica do novo comando do acelerador, completamente integrado Full Ride-by-Wire, o qual permitiu retirar 590 gr de peso à moto.

    O APRC, de série na Aprilia RSV4 RF e RR, inclui:
    - Novo ATC: Aprilia Traction Control, o controlo de tração regulável, sem largar o acelerador, com 8 níveis, graças a um prático joystick no lado esquerdo do guiador, com requintadíssimas lógicas de intervenção;
    - Novo AWC: Aprilia Wheelie Control, o sistema de controlo de levantamento da roda dianteira, regulável em 3 níveis, pode ser ajustado sem largar o acelerador
    - Novo ALC: Aprilia Launch Control, o sistema de servomecanismo na partida para uso exclusivo em pista, regulável em 3 níveis;
    - Novo AQS: Aprilia Quickshift, a caixa de velocidades eletrónica, para mudanças extremamente rápidas sem largar o acelerador e sem usar a embraiagem, agora com downshift
    Novo APL: Aprilia Pit Limiter, sistema que permite selecionar e limitar a velocidade para entrar no pit lane do circuito
    Novo ACC: Aprilia Cruise Control. A nova gestão eletrónica da RSV4 permitiu desenvolver um evoluido sistema de cruise control, útil em viagens longas.

    Além do APRC de quarta geração, as novas RSV4 RF e RR têm de série um evoluído Cornering ABS Multimapa, desenvolvido em colaboração com a Bosch para garantir maior segurança na estrada e melhores performances em circuito. O sistema 9.1 MP otimiza a travagem e a intervenção do ABS em curva, graças a um algorítmo específico que controla parâmetros como a aceleração lateral, a pressão exercida na manete de travão e o ângulo da moto. O novo ABS trabalha em conjunto com o sistema RLM (Rear Liftup Mitigation) da Aprilia, que limita a elevação da roda traseira aquando da travagem, para maior precisão de condução. O Cornering ABS é regulável em 3 níveis e desconectável, e independente dos 3 novos mapas de motor (Sport, Track, Race), permitindo ao piloto encontrar facilmente a melhor regulação possível. Os mapas de motor são "full power".

    A renovação da gestão eletrónica da RSV4 passa também pela nova instrumentação TFT, a cores, que resulta num verdadeiro computador com funções excecionais. Possui dois esquemas visuais selecionáveis (Road e Race), com retroiluminação diurna ou noturna. De série na RSV4 RF, está presente a nova versão do V4-MP, a plataforma multimédia da Aprilia, que permite conectar o smartphone à moto via bluetooth. Agora, contempla o sistema Corner By Corner, cujos dados podem ser posteriormente descarregados para um computador. Nesta nova versão, existem também novos circuitos e a possibilidade de aquisição de dados e de cronometrar um circuito não presente no software, que agora reduz ao mínimo o consumo de bateria do smartphone. O V4-MP inclui também um sistema de infotainment, que faz a gestão dos comandos por voz e das chamadas do smartphone, sendo tal atividade visível na instrumentação digital.

    RSV4 RF 2017